A importância da gestão nas organizações
Olhe para a empresa onde
você está agora e veja se neste momento você faz gestão ou ginástica?
Para responder essa pergunta, tente primeiramente responder a estas:
- Qual é a produtividade
alcançada nos setores (produção, RH, vendas, etc...) da empresa?
- Quais são os fatores
negativos que impedem que tal produtividade seja melhor?
- Quais são as ações
necessárias para melhorar a produtividade da empresa?
Parabéns se você respondeu às três perguntas, provavelmente a
empresa já passou da fase da “ginástica”. Porém, se não conseguiu,
pode ser que neste exato momento você esteja suando a camisa desnecessariamente
e ainda assim, não conseguindo os resultados almejados.
A verdade é que todas as
organizações industriais, comerciais, empresas de serviços e empresas públicas
convivem diariamente com diversos problemas. O que muda de uma organização para
outra é o tipo, o grau de intensidade e a frequência que eles ocorrem. Na
verdade estes problemas são os efeitos e não a causa.
A causa da intensidade dos
problemas está no comportamento dos profissionais envolvidos nos processos de
atuação. Quanto mais adequado este comportamento, menor será a intensidade dos
problemas. O inverso também é valido, quanto menos adequado, maior será a
intensidade dos problemas.
Existem várias metodologias
para melhorarmos a gestão, porém o mais eficaz que testei e comprovei é que
para melhorarmos a gestão na empresa precisamos entender e trabalhar melhor
três pontos: sistemas, processos e
comportamento.
Em primeiro lugar, olhe o sistema de informação que a organização
possui para direcionar a gestão, ele é a ferramenta dos gestores nas tomadas de
decisões. Caso o sistema não possua indicadores de gestão que oriente os
profissionais para a tomada de ação, provavelmente a gestão não está sendo bem
realizada.
Lembro de uma frase do “pai”
da Qualidade W.E.Deming que diz: “Somente o que é medido pode ser gerenciado”.
Essa frase sintetiza a necessidade que temos de controlar todos os nossos
processos de nossa empresa, mas para isso precisamos ter informações
devidamente disponibilizadas em um sistema de gestão.
Quando falo de um sistema de
informação com certeza a primeira imagem que vem a sua cabeça é um sistema
informatiza de gestão (ERP, MRP, etc..), mas não se trata inicialmente disso.
Lógico que um sistema informatizado é o ideal para termos uma melhor gestão,
porem estou falando de um sistema de informações básico, que pode utilizar
planilhas eletrônicas ou mesmo controles manuais, desde que eu consiga obter
todos os controles necessários a gestão.
Outro fator que contribui e
influencia no comportamento são os processos
que a as organizações possuem para tomar as ações necessárias em busca da
melhoria contínua e correção dos problemas identificados.
O que ocorre na maioria das
vezes é que estes processos não são transparentes o suficiente para as pessoas,
tornando-as despreparadas e passivas na melhoria e solução de problemas, cada
qual agindo do seu modo, ocasionando uma morosidade excessiva neste processo,
gerando mais perdas.
Finalizando a nossa tríade,
o comportamento que é a forma como
os profissionais pensam a respeito de conceitos de gestão é um fator de extrema
importância para o sucesso da implementação de qualquer ação de melhoria. O que tenho visto na maioria das empresas é
que os processos estão controlados por sistemas de informação, informatizados
ou não, porém a utilização do mesmo por conta dos gestores é inadequada. Na
maioria das vezes o comportamento do gestor é o principal culpado pela má
gestão e os péssimos resultados atingidos pela empresa.
É necessário trabalhar esses
três fatores para que empresa alcance um nível de excelência em gestão e que
possibilite a sua manutenção em um mercado tão competitivo.
Inspirador meu professor. Hoje as empresas querem alta tecnologia de informatização, porém, fazer o “simples” esta cada vez mais difícil. Querem gerenciar sem medir, sendo assim, não há gestão, só ginastica!
ResponderExcluirTambém acredito que para melhorar a gestão temos que trabalhar os três pilares (sistemas, processos e comportamento) de maneira integrada, pois o sucesso de um depende do outro.
Um grande abraço.